Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2011

Para onde vai nosso estado???

Fonte: http://aelagoanova.blogspot.com
Por Luiz Gomes¹, do Blog Política e Educação.


Partimos da indagação de; Para onde vai nosso Estado? Alguns aspectos nos fizeram chegar a tal inquietação, a saber, a saúde não vai nada bem, os Hospitais regionais enfrentam grandes dificuldades, sendo a falta de estrutura adequada ao funcionamento e a privatização são os pontos principais dessa problemática.

Outra grande dificuldade que o Rio Grande do Norte enfrenta, diz respeito ao campo da Educação, escolas em péssimas condições de funcionamento e profissionais cada vez mais desrespeitados frente às suas reivindicações por melhores condições são fatores que tem engessado os avanços da categoria, além disso nos preocupa a velocidade em que está se dando as ofensivas contra a Educação do Campo, visto que fechar escolas da zona rural tem sido marca registrada desse início dessa administração.

Fulcro das nossas preocupações também tem sido ver em que pé anda segurança pública, a violência tem crescido significativamente nos últimos anos, esse aumento é mais significativo em cidades médias do interior do Estado, falta ao Governo um entendimento maior de violência, falta também entender que não basta encharcar as ruas de policias, não basta reprimir, precisa políticas de prevenção e estando a educação como já salientamos isso nos parece distante.

A repressão aos movimentos sociais tem sido outro agravante desse governo que ver as organizações sociais como grupos de "arruaceiros" e por isso admite práticas de repressão datadas de épocas ditatoriais, esquecem que os movimentos organizados foram os responsáveis pelas grandes conquistas desse País.

Enquanto isso a população carente do campo e da cidade continua a mercê dos subempregos, da desqualificação profissional e da ausência de políticas públicas destinada a real melhoria da população, consequencia óbvia desse processo é a violência e de miserabilidade em que se encontra nossa população. Para não parecer que estamos falando coisas subjetivas ou que são problemas "naturais" das sociedades humanistas, provamos que não! Isso é o resultado claro de grupos sociais, de diferentes concepções de projeto de sociedade e educação. Na verdade isso é fruto de um grupo que nunca teve como prioridade a melhoria da sociedade, não têm a menor pretensão de mudar o status quo social, não vêm alternativa ao modelo de produção capitalista, não reconhecem a agricultura familiar, nem a economia solidária, em fim, têm como único objetivo a manutenção da "ordem natural das coisas" pois são esses que sempre se beneficiaram com a miséria da grande maioria.

Finalmente para terminar essas meras reflexões gostariamos de salientar que os 100 primeiros dias do novo Governo arrecadou mais de 2 bilhões de reais em impostos. Não deviamos está preocupado com o futuro do RN, deviamos está esperançosos e crentes no progresso sustentável da nossa população, mas infelizmente a preocupação se faz necessária... Para os administradores "a medalha está no topo da montanha de cadáver, pois não é só vampiro que vive de sangue no cálice".
1- Luiz Gomes, é estudante de Pedagogia da UFRN e Coordenador Geral do DCE-UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário