Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Itaú: Apenas 8,2% da pupulação é ocupada!!!

Fonte: IBGE
Olá caros companheiros(as)

       Nessa matéria, atento a discutir a questão do emprego em Itaú, mas não só nesta cidade, como muitas outras do Brasil, que mesmo da taxa nacional de desemprego ter reduzido gradativamente,  ainda tem muita gente desempregada, claro que isso é fruto de uma educação sem qualidade, mas não resume-se a esse único ponto, vários fatores são notáveis nesta análise, mas vou ater-se apenas à discusão em escala municipal.
       O município de Itaú, segundo o Censo de 2010 do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica), tem uma pupulação de 5.564 habitantes, onde desse total apenas 457 pessoas, tem empregos de carteira assinada (8,21%), e as outras 5.107??? Claro que estaria demagogiando, se desprezasse a dificuldade de se oferecer empregos, numa cidade de interior, porém apresento aqui possibilidades concretas, que poderiam aumentar o nível de empregos em nosso município, apenas algumas pois tem muitas, possibilidades o que  falta é ação. Uma grande fonte de empregos é  COAPIL, onde deveria aumentar sua produção, aumentando assim a mão-de-obra empregada, mas é um empreendimento que me orgulha muito sua existência em nossa cidade, basta explorar mais o espírito cooperativista de nossos itauenses.
       Deixando de lado o que já existe, vamos ao que deveria existir, acho conveniente uma cooperativa dos agricultores, uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para que nossa cidade se tornasse um pólo da agricultura, temos potencial hídrico para isso, acho injusto deixar o pequeno agricultor, esperar que tenha inverno para poder produzir, já existe agricultura irrigada e olhe que faz tempo!!! Se visitarmos nossa feira aos domingos, não vemos ninguém de Itaú vendendo legumes e verduras, será que nossa cidade não deveria ter uma horta comunitária?? Dessa maneira, itauenses produziriam para própria população e ficávamos tranquilos ao ingerir esse produto, pois sabiamos da procedência,  pois era de nossa terra e de nosso povo.
        Portanto caros leitores, esses são algumas sugestões, que eu acho  importântes para o desenvolvimento de nosso município, é claro que tem-se inúmeras alternativas, mas só depende da sociedade civil organizada, para que lutemos por essas conquistas.

"O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade"
                                                                                                   Voltaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário