Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um exemplo, que deve acontecer em todos os interiores do RN.

Montagem feita por Katson



Republico aqui uma matéria do Ministério Público do RN.

Bom Jesus: Acordo assegura fim de ambulancioterapia

Com o objetivo de cessar o encaminhamento irregular de pacientes para hospitais de referência situados fora da cidade de Bom Jesus, o Ministério Público do Estado, através do Promotor de Justiça Augusto Carlos Rocha de Lima, da Comarca de Macaíba, e o Município de Bom Jesus, assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde a municipalidade se compromete a realizar prévio diagnóstico médico antes de cada transferência; estabelecer contato com as centrais de regulação previamente; remeter todos os documentos necessários  para identificação do paciente e esclarecimento de seu histórico clínico, como também o acompanhamento técnico necessário na ambulância.
No TAC ainda estão expostas cláusulas determinando que pacientes que possam ser atendidos no próprio município, não sejam encaminhados ao Walfredo Gurgel ou para outras unidades hospitalares, prática informalmente conhecida como “ambulancioterapia”.
O acordo foi elaborado a partir de informações de que o Hospital Walfredo Gurgel estaria recebendo inúmeras transferências irregulares de pacientes vindos das mais diversas localidades do Estado.
Caso as determinações sejam descumpridas, o Município terá que pagar uma multa de R$ 510, a ser revertida ao Fundo Municipal de Saúde de Bom Jesus.
Fonte: http://www.mp.rn.gov.br/noticias.asp?cod=1275

NOTA DO BLOG: Companheiros, uma ação como esta,  acontecendo em todos os municipios do RN amenizaria significadamente a lotação do Walfredo Gurgel em Natal, além de evitar situações como a longa viajem de em média 400km,  se você está  doente fica ainda mais doente,  além do risco de acidentes no caminho(já aconteceu vários), então cadê o dinheiro que é mandado para investir na saúde dos municípios?? Tem que se investir!!! Mandar para Natal não é para ser NORMAL, isso só em caso que realmenete precise, deve-se fortalecer o sistema local!!!

Um comentário: