Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de julho de 2013

FCP lança edital de R$ 4 milhões para qualificação profissional de jovens negros


Com a iniciativa, cerca de 1.200 jovens negros e negras vão receber capacitação profissional para atuar no mercado cultural brasileiro
Com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, a Fundação Cultural Palmares (FCP) lança no próximo dia 18 (quinta-feira), às 15h, em Salvador/BA, a chamada pública nº 01/2013, que vai investir cerca de R$ 4 milhões na criação de Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra (NUFAC’s) – centros que vão oferecer capacitação profissional para1.200 jovens negros e negras em todo o Brasil.
O edital, que já está na segunda edição, selecionará 10 (dez) propostas de entidades que possuam capacidade técnica e administrativa para oferecer cursos de formação profissional na área cultural para jovens negras e negros do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, oriundos das classes sociais C, D e E de todas as regiões brasileiras.
Com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o concurso destinará a cada Núcleo o orçamento necessário para custear as despesas com 120 jovens. Cada aluno receberá também uma Bolsa Incentivo que poderá ter a duração de até 10 (dez) meses, dependendo do período de duração do curso. O presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, explica que a Bolsa é, principalmente, um estímulo para diminuir a evasão aos cursos.
“Com a Bolsa Incentivo, os alunos poderão se dedicar aos cursos e consequentemente ter um bom desempenho durante a formação”, afirma. “Além do mais, a capacitação desses jovens fortalecerá o mercado de trabalho no campo cultural e incentivará a promoção, a preservação e a difusão do patrimônio e das expressões culturais afro-brasileiras e africanas”, afirma.
Inscrições – Poderão se inscrever na chamada pública entidades privadas sem fins lucrativos que atuam nas áreas de cultura e a educação. Essa experiência deve ser comprovado por meio do histórico da instituição proponente e da aferição do efetivo exercício de atividades referentes ao objeto da parceria durante os últimos três anos; desenvolvam trabalhos em prol da cultura afro-brasileira, nas condições e exigências estabelecidas neste Edital; e estejam credenciadas e cadastradas no portal de convênios/SICONV do Governo Federal.
Fonte: Fundação Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário