Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PROCURA-SE!!! Uma voz representativa dos jovens na cidade de Itaú. Alguém viu???

Fonte: http://ironicamentesimples.blogspot.com

         Caros companheiros,

            Dirijo-me nesse momento ao recorte do caso de Itaú, mas que não é um caso isolado, na maioria dos interiores do Brasil, a presença dos jovens na participação, da administração púbica, ou em qualquer atividade que envolva, fiscalização dos atos dos nossos representantes, propostas de projetos, luta por uma educação melhor, e muitos outros assuntos, que a presença da juventude itauense encontra-se muito distante.
            Fazendo uma pequena e fácil análise, eu pergunto quem representa os jovens no poder legislativo de Itaú,??? no executivo nem pergunto esse anda a anos luz  de distância da juventude. Acertou aquele que respondeu nínguém isso mesmo nínguém, a juventude desta cidade está muito desvinculada do processo democratico, e na luta por seus direitos, a Katson você falou agora em luta por direitos lembrei, de um órgão público da cidade, que é composto predominantemente por jovens, e tem mais  lutam por melhorias para as crianças e adolecentes da cidade, seu dever é fazer valer os direitos do Estatuto da Criança e do Adolecente, sim eu sei disso, mas gostaria de saber, e convoco a participação na discussão alguma  colega Conselheira, para esclarecer uma dúvida, quantas vezes pelo menos participaram de uma audiência pública na câmara municipal, e propusseram mudanças nas leis dirigidas ao público jovem???
           Órgão de Proteção da Criança e do Adolecente à parte, vamos tentar explicar a razão dos jovens itauenses serem inativos na participação, o primeiro passo é a falta de uma orientação e educação, voltada para crítica ao sistema, precisamos de professores que incentivem essa participação na escola, um projeto que gostaria de propor e ainda vou sentar com o diretor da Escola Francisco Pinto, é a aplicação de um projeto baseado no "Plenarinho" da Câmara dos Deputados, (que inclusive alunos de todo o Brasil podem se inscrever para participar) o que indico é levar os alunos a simularem, projetos de lei, ver como funciona os poderes da cidade, o que faz o presidente da Cãmara, e os outros 8 vereadores, não só no Ensino Fundamental, mas também na Escola Francisco de Assis Pinheiro deveria ser projeto do professor de História ou Sociologia, enfim com isso aproximaria o jovem da política, e ele passaria a conhecer e saber, que temos direitos de exigir melhoras para nossa cidade, o projeto de iniciativa popular é a ferramenta feita para essa tarefa.
           Uma outra explicação dar-se em função da maioria dos jovens da cidade, advirem de famílias de baixa renda, e em Itaú e no Brasil a ignorância em relação ao que acontece na política é unânime, se você não tem dinheiro você não pode representar o povo, ou melhor traduzindo para realidade se você não tem dinheiro, não pode comprar votos, e ser eleito para continuar ganhando mais dinheiro, por isso que a participação do jovem nessa orientação da política tem que ser ativa, os vereadores atuais não lutam, NÃO LUTAM, por melhorias para os jovens dessa cidade, e não me venha falar de PETI(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Segundo Tempo, ProJovem, todas essas são programas federais não foram leis dos vereadores que criaram, me refiro a projetos  MUNICIPAIS. A discussão da câmara com a população, é de portas abertas, porém não vai quase nínguém ou nínguém, e assim vai nosso dinheiro público controlado por uma minoria, e fiscalizado pela Controladoria Geral da União, será que não tem um pequeno desviu na aplicação??? Não sabemos, ou melhor não sabemos nem o que os vereadores fazem naquela câmara, Vereador em Itaú só quer saber de assuntos de eleição, à assistência a população, é mais difícil, e como eles chegaram lá??? pela vontade do povo!!!.
          Portanto companheiros, essa era minha opinião a respeito da presença do jovem na política do Brasil e Itaú, leiam, pensem, lutem por melhorias, participe do processo da câmara, os professores incentivem mostre os exemplos, chamem a atenção do jovem para a política municipal, com a presença da população jovem, teremos uma transformação na elaboração de políticas públicas, pois esse jovem está atualizado com as novidades do século XXI, ao contrário do pensamento da maioria dos atuais vereadores que parou na decáda de 90, por fim só tenho a dizer AVANTE GUERREIROS.

"Acredito nos jovens à procura de caminhos novos abrindo espaços largos na vida. Creio na superação das incertezas deste fim de século."      Cora Coralina


Autor da matéria: Katson Fernandes

5 comentários:

  1. Ei companheiro, depois que fez seu Blog não comenta mais o meu...rsrrsr

    Tô sentindo falta de seus comentários nas minhas pstagem, eles são de suma importância.

    Um abraço de seu colega Blogueiro: André Alexandre
    valeu irmão!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, e não podemos continuar sendo coniventes, para que esses fatos não tenham continuidade!

    ResponderExcluir
  3. Concordo em muitos aspectos citados por você meu amigo, mais é claro não se pode generalizar, nem no caso dos gestores nem no caso dos jovens, os poucos jovens que aparecem, infelizmente, se vêem impedidos de participar do processo democrático municipal por não possuir condição econômica condizente com o modelo de política que prevalece em nossa cidade, em que infelizmente assim como em outras da região o dinheiro sobrepõe as boas idéias. Por fim quero tranqüilizar o a amigo e dizer que a juventude de Itaú já começa sim a participar da política local, ainda esta longe do ideal, mais já é um começo; se o detalhe do poder econômico conseguir ser ultrapassado com certeza essa participação será bem maior.
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  4. Grande Jakciliano,

    Desde já obrigado pela participação na discussão, grande companheiro de lutas, é consensual que não devemos generalizar, no entanto vamos nos resumir a nossa cidade, eu realmente desconheço uma representação da juventude no poder legislativo municipal, assim como desconheço e não descarto a possibilidade de existir, e eu não esta sabendo, solicitando desde de já que me atualize, mas nunca vi os jovens organizarem-se, como aqui em Natal por exemplo, e ir na câmara expor os problemas de sua comunidade, e propor mudanças, mas Katson eles não são muito ligados nessa história de movimento estudantil, e movimento de classes, é isso que proponho na matéria.
    Não precisa, defender as bandeiras da juventude apenas na campanha, dizendo que vai representar os jovens na câmara, isso sim tem muito, mas é clara a intenção de demagogia, é apenas para conquistar um cargo eletivo, o processo é contínuo e não pode parar, então amigo eu particulamente sinto a ausência do jovens no processo(inclusive eu, mas estou começando)concordo que para ocupar uma cadeira no poder legislativo municipal é preciso ter capital, a luta não deve-se resumir-se a luta por cargos, e sim apresentar as necessidades dos jovens da cidade, um problema que eu acho que afeta a juventude estudantil da cidade, é a nossa biblioteca municipal( essa eu já fui lá perguntar) e tive uma alegre e satisfeita resposta da secretária de Educação e Cultura, "sim Katson aquela biblioteca nós vamos informatiza-la" já deve está informatizada até com leitura óptica para entrar, porque já faz uns dois anos que falei com ela. Pois é grande companheiro de lutas, temos que mobilizar a classe estudantil principalmente, os convoquem a participar do "processo democrático"(pelo menos o nome de democratico).
    Em relação a frase que nos deixou que "o dinheiro sobrepõe as boas ídeias" realmente é fato nesse mundo do capitalismo selvagem, porém não precisa de dinheiro para você expor suas ídeias ou seja lutar por direitos, o Estado enquanto nação nos dar suporte jurídico para colocar nossos direito em efetivação, para isso o Ministério Público está de portas abertas, com um defensor público e grátis para aqueles oprimidos pelas elites, basta buscar à ajuda.
    Portanto grande companheiro de grandes aventuras, agradeço muito sua participação aqui em nossa ferramenta, e estou querendo entrar em contato com você, para contar com sua presença aqui em um projeto do blog, que brevemente anunciarei, se possível gostaria de tê-lo como inaugurador, valeu aquele abraço.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza meu amigo a participação em todo o processo democrático por parte dos jovens; em nossa cidade assim como em outras cidades, ainda esta muito distante de ser a ideal. Concordo que poderia existir por parte das escolas um estimulo a participação dos jovens na política. Mais enfim, quis apenas informar meu amigo que os primeiros passos já comissão a ser dados, e como você mesmo disse cabe, aqueles que estão distante do processo político e que tem consciência da importância dessa participação tentar mudar essa situação.
    Quanto ao projeto meu amigo, estou a disposição, tentei entrar em contato com você mais teu numero deu fora de área, perdeu foi? Qualquer coisa tai meu e-mail : jakcbra@hotmail.com
    Vlw parceiro abraço .

    ResponderExcluir